Perguntas Frequentes

Encontre respostas para perguntas mais frequentes aqui.

Se esta é a primeira vez que você recebe uma fatura nossa de impostos e taxas, podem ter algumas perguntas que você gostaria de esclarecer antes de pagá-la.

Esperamos que, ao ler as perguntas mais frequentes, tudo fique claro, mas se você tiver outras perguntas, ficaremos felizes em ajudar.

Como regra geral, todas as mercadorias importadas no Brasil gerarão Impostos e Taxas.

De acordo com a Receita Federal Brasileira, é obrigatória a aplicação do Regime de Tributação Simplificada – RTS para os bens desembaraçados como remessas expressas, ou seja, não existe a opção pelo regime de importação comum, com alíquotas diferenciadas por produto, conforme IN RFB 1.073/2010. Confira mais informações no site idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/encomendas-e-remessas/remessa-expressa/perguntas-e-respostas

Vendedores (internet ou catálogos) normalmente incluem avisos sobre a probabilidade de taxas de importação serem cobradas em suas páginas de informações de envio.

Para confirmar essa informação você deve checar os Termos & Condições de sua compra ou contatar o Vendedor.

Não, não existe. No regime de remessa expressa não há a isenção de Impostos e taxas de Importação para nenhum valor. Essas isenções são aplicadas apenas à remessas postais.

Às vezes isso realmente pode acontecer. Produtos vendidos por fornecedores fora do Brasil podem parecer mais baratos, pois eles não incluem taxas e impostos.

A regra de cobrança de Impostos e Taxas de Importação aplica-se a todas as mercadorias importadas, incluindo presentes e amostras.

Um guia sobre como calcular Impostos e Taxas pode ser encontrado no website alfândega Brasileira: idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/encomendas-e-remessas/remessa-expressa/perguntas-e-respostas#Isencoes. Abaixo temos a base do cálculo:

  • Imposto de Importação (II)
    • é calculado de forma simples: 60% sobre o valor aduaneiro (valor dos produtos, custos de embalagem, taxas de manuseio, frete internacional e seguro (quando houver). Por exemplo, se o valor aduaneiro for R$ 1.000,00, o Imposto de Importação será R$ 600,00.
  • ICMS (Imposto Estadual)
    • a fórmula considera: o valor aduaneiro (valor dos produtos, custos de embalagem, taxas de manuseio, frete internacional e seguro (quando houver), o Imposto de Importação, eventuais multas e a alíquota específica do estado de destino. Em alguns casos, pode haver redução da carga tributária do ICMS, conforme previsto no Convênio nº81/23. A fórmula para o cálculo de ICMS é: (valor aduaneiro + imposto de importação + multas) ÷ (1 – ICMS) x ICMS.

Você também pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento:
mydhl.express.dhl/br/pt/help-and-support.html#/contact_us

Sob os atuais regulamentos aduaneiros o custo de entrega é somado ao valor declarado da mercadoria para criar o "Valor Aduaneiro".
Caso o remetente não tenha declarado nenhum valor de envio, o valor será calculado com base no peso do envio em comparação com uma escala de encargos.

Esta é uma taxa cobrada pela DHL Express pelo uso do desembaraço DHL e pagamento adiantado dos Impostos e Taxas. Desta forma o destinatário não é obrigado a realizar o pagamento imediato da taxa alfandegária para nacionalização do item. O serviço permite a liberação mais rápida das mercadorias importadas que requerem desembaraço aduaneiro.
Abaixo os valores:

Serviços administrativos

  • USD 21,00 ou 2% do II + ICMS - Será acatado o maior valor
  • USD 3,70 - Liberação remessa Courier

O remetente tem a opção de se nomear o pagador das taxas e impostos de destino no conhecimento aéreo e fatura comercial (WB e Commercial Invoice).
Neste caso você receberá sua remessa sem nenhuma cobrança.
Essas cobranças também podem ser revertidas ao remetente ou pagador do frete se ele entrar em contato com a DHL Express de seu país, formalizando que ele irá aceitar que a cobrança seja revertida a ele.

Você pode pagar suas faturas de duas formas:

Precisa de ajuda?

Estamos sempre aqui para ajudar! Sinta-se à vontade para nos contatar com os detalhes abaixo, e teremos todo o prazer em assisti-lo através de qualquer um dos nossos canais de contato disponíveis.

Para informações gerais e consultas

Manage your delivery icon www.dhl.com.br
Manage your delivery icon www.dhl.com.br/pt/express/suporte_alfandegario.html
Manage your delivery icon faleconosco.br@dhl.com
Manage your delivery icon 0800 771 3451 - 11 3618-3200 (São Paulo e Proximidades)
A equipe de atendimento ao cliente pode ser consultada em dias uteis (Seg-Sex) nos horários Horário Brasileiro: das 8h00 às 19h

Para informações ao cliente

Manage your delivery icon idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira
Manage your delivery icon (55) (11) 3003 0146